Wednesday, March 06, 2013

Desconstruindo discursos: O que diz a revolução bolivariana e o que diz a liberdade Cubana

Em meio à visita da Yoáni Sánchez no Brasil e a luta brutal de diversos estudantes e militantes do modelo político implantado por Fidel Castro, ficamos com aquela lacuna na mente sem entender bem o porquê. Com a morte de Hugo Chavez a questão novamente paira no ar. Por que muitos de nós defendemos uma visão de governo que vai contra o grande satã? E com ele, o neoliberalismo e toda uma representação política baseada no capitalismo?

Primeiro, eu sou absurdamente contra esse “fetiche” de ser contra o que representa os EUA. A impressão que se dá é que diversas pessoas odeiam o país simplesmente porque é os Estados Unidos sem nem mesmo conhecer uma pessoa ou diversas pessoas ou o país. Não defendo o governo americano que como muitos aqui agem imperiosos contra o país que mais faz guerra no mundo, e custam a brigar porque sua economia absorve os mercados locais. Nada muito diferente do que o governo Brasileiro faz e fez em diversos países da América do sul e África à empresas como a Petrobrás e a Vale absorverem elementos naturais de nossos vizinhos e submetê-los à nossas regras. Países como os EUA foram os primeiros a se posicionarem contra o massacre de cidadãos sudaneses e o Brasil? Sequer manifestou uma posição no CS da ONU sobre o caso.

Mas o nosso governo representado por Lula abraçou a causa bolivariana de Hugo Chavez, enquanto muitos cidadãos da classe média olham estupefatos pelo prisma do desrespeito à constituição e pela reeleição quase ininterrupta do Chavez e por querer sempre vestir a espada contra os EUA. Essas pessoas se esquecem de que Chavez mudou radicalmente a história da Venezuela dando acesso a milhares de venezuelanos à saúde e à educação como nenhum outro governo daquele país fez, trouxe de volta a riqueza que um dia pertenceu às multinacionais aos venezuelanos,

Estamos aqui falando do país que é um dos maiores produtores petróleo do mundo fora da OPEP e que se não fosse por isso, Chavez não conseguiria realizar tamanhas transformações sociais que nenhum outro governante havia feito. Isso faz dele um herói e um modelo a ser seguido? Deixo essa pergunta para você que também deveria saber que Chavez utilizou de diversos recursos repressores contra a direita venezuelana (que muitos dizem ser financiada pelo governo americano e que, se ainda o for, não teria força nem legitimidade suficiente para dominar o país).  Não só isso, Chávez também tinha seus problemas com a imprensa local que fosse contrária aos seus ideais, que apesar de incluírem educação e saúde para todos, também deslegitimava o surgimento de opções democráticas e fantasiava o “regime” de uma ditadura democrática.

A visita de Yoáni Sánchez mostrou uma jornalista rica, com o intuito de querer fazer viagens ao mundo inteiro para mostrar como é a visão de dentro de Cuba para o mundo. Poucos entenderam porque a revolta de milhares de pessoas conta a posição da jornalista. É porque Cuba tem um dos melhores sistemas de saúde e de educação do mundo? Ou é porque a ilha de Fidel Castro age com mão de ferro contra a liberdade e manifestação de pensamento não só de profissionais ou de todos?

Fato é: Regimes ditatoriais mesmo que sejam para o bem da população, continuam sendo regimes de exceção, mesmo que tenham sido eleitos democraticamente. Violência física e/ ou psicológica não pode ser pressuposto para que poucos ou muitos possam atingir com plenitude seus direitos e, talvez isso, muitos defensores dos sistemas de governo aplicados em Cuba, Venezuela e outros países, não conseguem atinar-se

No comments: