Há poucos dias, foi assinado o tratado de adesão da Venezuela ao Mercosul. impulsionando a Integração do continente sulamericano, a Venezuela como é de conhecimento geral, é um dos paises integrantes da OPEP e dessa forma, um grande exportado de Petróleo e se nao fosse só por esse motivo, já teria sido uma aquisição de peso ao mercosul, quanto mais agora no contexto atual em que o preço do petróleo vertiginosamente só tem "olhos para o Topo".
Com a Chegada de Hugo Chavez ao bloco, o PIB subiu p/ em média 75% de toda a riqueza distribuida no continente.. Traduzindo em números, seria algo em torno de $1.4 Trilhão de dólares. A Soma pode soar um tanto absurda ´para padrões em que nós vivemos e exibir uma falsa "aparência" de Domínio e poder pelo Grupo. Entretanto, vale ressaltar que. Só o orçamento da Casa branca gira em torno de $1 trilhão de Dólares, ainda nos vemos aquém da realidade mundial, é lógico, ainda com seu realtivo valor.
O peso político da entrada da Venezuela é que pode ser a peça chave para o prolongamento do bloco bem como a salvação do mesmo. a Posição geográfica do País pode implicar de certo modo em possibilidades reais de entendimento entre paises. (por mais ridícula que essa afirmação pareça) pode-se entender que assumindo a integraçao do Bloco, nao venhamos a assistir ainda mais bravatas do Companheiro de Lula.
Vale ressaltar que a ameaça ainda mais populista frente à esses novos presidentes que assumem nesses países. é um perigo real à democracia da região bem como a boa convivência entre os memso. (talvez isso seja uma coisa mais distante da situação atual)
De qualquer forma... é uma aquisição de PESO.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment