Sunday, July 16, 2006

The Sillicon Valley "tupinikim"

O virtuosismo das tão conhecidas Megalópoles são a tradução fidedigna da evolução plena do capitalismo e de seus imensos benefícios. A começar pela imensa infra-estrutura e posição geográfica no contexto mundial como importantes centros econômicos, de lazer e oportunidades. Depreende-se então por essa idéia que esses "Prosperity Belts" são o retrato dinâmico das necessidades humanas o mais egocêntrico possível.

Nao por menos, achei interessante a matéria de capa da Revista Newsweek (julho/03) enumerando as novas metrópoles do Século XXI subtraindo esse contexto onde o "huge" predomina em cada milímetro quadrado da região. Uma bem conhecida megalóple é a que percorre o caminho de Seattle à Califórnia (sillicon Valley) onde lá é encontrada as empresas de alta tecnologia e membros da chamada nova economia. Um paraíso para "geeks" do mundo inteiro.

Seria então necessário o Brasil construir grandes cinturões de desenvolvimento para nao só o ritmo de crescimento fosse mais robusto como melhorar ainda mais a qualidade de seus moradores?! Alguns entendem o trecho SP->RJ como uma megalópole mas assim nao o vejo talvez pelos potenciais fatores econômicos envolvidos e qualidade geral encontrada na região.

A matéria chamou a atenção no caso da América do Sul para a Formosa ilha de Florianópolis, comos endo uma estância de desenvolvimento sem a aparência de metróple frenética. De acordo com a matéria, isso só aconteceu devido medidas e projetos de lei contendo a penetração de indústrias na região favorecendo a beleza do local bem como a qualidade de vida de seus cidadaos (nao por menos é a regiao com o maior nível de eescolaridade entre as pessoas e disponibilidade de ensino de qualidade para vários Bolsos)

De modo que a idéia da matéria foi então incutir a idéia de uma imensa megalópole entre RJ e SC; um cinturão de desenvolvimento entre o sul e o sudeste. e Até nessa linha o nordeste ficaria de fora. Ou seja: a vocação do nordeste brasileiro será perecer diante dos emergentes sulistas. Nada mal seria a idéia de um "Tourism Belt".

*Prosperity Belts - (cinturões de prosperidade)
*Huge - (Imenso)
*Sillicon Valley - (Vale do Silício)
*Geek - (Nerd)
*Tourism Valley - (Vale do Turismo)

Saudações
Rafael Gomes

No comments: