Sunday, December 10, 2006

Pinochet dá Adeus...

E se livra de mais uma.


Em mais uma de suas trapaças, Augusto Pinochet da uma "rasteira' nos seus adversários e se safa mais uma vez da condenação por seus abusivos crimes contra a humanidade. Num episódio que mais lembra a incessante luta entre Hortelino Troca-letras e o Pernalonga, que sempre escapa de suas investidas, Pinochet se deu ao luxo de que a sua estada na Terra teve um desfecho simples e singelo... sem ter passado pelo crivo dos orgãos de Lei do país (por influência em altas cúpulas do governo chileno) e por instituições internacionais como o Tribunal penal internacional.

Tendo chegado ao poder após a derrocada de Salvador Allende é instituida a ditadura no chile em meados da década de 60, Augusto Pinochet foi considerado um dos ditadores mais sanguinários da America Latina, são atribuidos a ele inúmeros desrespeitos à subversivos (que nao apoiavam a ditadura) e tenebrosos ataques contra os direitos humanos, fora assassinatos e desaparecimentos de cidadãos estrangeiros. Durante a década de 80 e o levante democrático que surgiu em todo o continente sulamericano acabou entorpecendo o ditador que em 1988 tentou se manter no poder pelas vias democráticas mas foi derrotado em sua esmagadora maioria.

Figura de extremos nao é de admirar que haja um aspecto paradoxal em sua postura no governo e na economia. Se por um lado as atrocidades poderiam fazer do chile o maior entrave economico do continente, aconteceu justamente o contrário. Pinochet foi um dos primeiros neo-liberais a atuar no continente latino americano, e isso se mostrou em ações como, controle da inflação do desemprego, reduzindo o tamanho do estado através de privatizações de importantes indústrias estatais, transformando o Chile na época e ainda hoje num expoente vanguardista de desenvolvimento e estabilidade entre as nações sulamericanas.

Outros elementos que fazem da história de Pinochet ainda mais atribulada: é de autoria do Ditador chileno algumas mudanças na constituição Chilena de 80 que trouxe várias mudanças para outras constituições, inclusive a brasileira de 88 como a reeleição por ex:, suas relações com os vizinhoos também foram um tanto conturbadas. Durante a batalha das Malvinas, o chile permaneceu ao lado da Inglaterra embora houvesse fortes ligações estatais com a ditadura Argentina. O que muito de vocês nao sabem, é que por muito pouco o governo Chileno e Argentino nao entraram em conflito, o que só não aconteceu por intervenção direta do Vaticano, já que hoje é sabido que o ditador era integrante da OPUS DEI.

Sua Fortuna estimada em Milhões e milhões de dólares também nao pode ser deixada na penumbra. Basta ressaltar que um dos generais que o auxiliaram na época e que hoje está preso, afirmou que sua fortuna vinha do narcotráfico e produção de cocaina em presídios construídos por ele mesmo à 40 km de Santiago. Sendo administrado pelo seu filho.

A soma de pecados do Pinochet o colocam em maus lençois... mas alguns méritos, pelo menos ao estado chileno, nao podem ser esquecidos. Caimos então naquela máxima: "Não há um mal que tenha seu bem, nem todo bem que seja mal?"


O ultimo da lista é Fidel mas,... o "figura" é mais forte que o próprio Highlander

Att.
Rafael Gomes

1 comment:

Aline Lisboa said...

vai me ajudar com os textos em inglês neh? =p