Friday, May 28, 2010

"As TIC's alteram a Distribuição de Poder"

Um olhar sobre a web 3.0

No segundo e último dia de palestras no seminário de Mídias Digitais, o debate hoje se deu acerca da web 3.0 e os novos paradigmas construídos com essa nova roupagem. Mas, afinal de contas, o que vem a ser esse 3.0? Em linhas gerais, ainda não saimos da web 2.0 Pareço estar falando sobre linguagem automotiva do que internet nao é? Mas, caro leitor que possivelmente esteja lendo este texto, fica fácil entender nos parágrafos abaixo.

A Web 1.0 seria aquela no ínicio da Internet, quando os sites eram interpostos na rede, ainda com a (saudosa???) conexão discada, bem no início. A web 2.0 é a qual nós vivemos. embasada em cima dos portais de conteúdo, de site de buscas dos sites de relacionamento. A web 3.0 é uma promessa para daqui 5 ou 10 anos, quando, para alguns estudiosos, haverá a possibilidade sinergica entre os sites, se intercomunicando criando um ambiente convergente ainda não experimentado.

Essa é a temática abordada no seminário. os caminhos da evolução da Internet daqui pra frente. Hoje, meu post começou com essa interferência que o pesquisador Sérgio Amadeus, de forma brilhante esboçou há pouco no seminário. Não há como negar que as novas tecnologias produzem um pêndulo invisível que tende a modificar planos no mundo real. Basta dizer hoje em dia que se uma declaração sai em sites como o twitter, atinge proporções tão grandes que não há como esta interferir no cotidiano de cada um.

Alias esse é o real caminho, hoje as mídias se falam não há mais um termo isolado entre elas há uma interdependência cada vez maior e isso acaba criando uma mudança constante dentro da sociedade. "As crianças hoje já não gostam mais de ver TV, preferem à Internet", explica Sérgio, envoltas em ambiente de tecnologia as crianças aprendem desde cedo a operacionar esses meios e com isso produzem conteúdos e dominam as novas tecnologias de modo muito mais eficiente que nós adultos.

Mas em um momento, da palestra. Amadeus disse: "As empresas que estão na web trabalhando com controle da informação estão indo por água abaixo". Essa é realmente a tendência muito embora hoje mesmo já vemos fortes iniciativas de que o contrário possa realmente caminhar para a privatização da Informação. É só pra notar como o debate é acalorado, há poucos dias, o Portal de Notícias do NYT afirmou que até 2011 espera já cobrar pelas informações na Web. Na linha adversa. o Financial Times, afirmou que em 5 anos, o jornal não mais será impresso, existindo apenas no meio digital

Essa é só uma das diversas situações em que o processo de democratização da informação através das TIC's estão inseridas em escala global e como cada vez mais é importane o papel do operador de comunicação no intuito de filtrar esse conteúdo, oferecendo uma informação de qualidade. Hoje, qualquer pessoa detém conteúdo e informação capaz de atingir à todos e a tendência é que isso não pare de crescer e vermos quanto é importante extender essas discussões no plano real tanto quanto no plano virtual.

Continuem acompanhando através do site do seminário:

Cordialmente
Rafael Gomes

1 comment:

Eloy Vieira said...

já li, inclusive escrevi um post e linkei o seu blog lá.. daki a pouco eu posto!