Sunday, May 30, 2010

"Essa dancinha..."

O Futebol Brasileiro é um ballet

Primeiro, por que precisamos de um comentarista ao assistir um jogo de futebol? Na certa, estamos vendo o jogo, se a câmera acompanha as jogadas então somos testemunhas dos lances e não precisariamos destes habilidosos e perspicazes profissionais da arte do jogo. Não estou sendo irônico, até que existem alguns muito bons, poucos mas nao me lembro de nenhum até o momento, infelizmente.

Mas de um tempo pra cá, a linguagem dos jogos e comentaristas as vezes beiram ao ridículo. A tradição com o "maior comentarista" da mais importante emissora Brasileira é um exemplo fiel disso, lembrar de alguns deslizes colossais que o dito cujo já teve a habilidade de dizer não falta. Enfim, as vezes os jogos perdem completamente o sentido com a conversa e troca de afagos e camaradegens entre os comentaristas.

Chega-se mais uma copa e a gente vai observar isso com uma evidência tamanha. A rasgação de seda que será as transmissões para com alguns jogadores, jogadas entre outros, ou então com comentários insistentes sobre as danças comemorativas dos jogadores, um tributo ao bizarro mas, já que os jogadores o fazem deixa eles é a euforia de uma conquista. Ainda que também nao veja sentido para tamanho estardalhaço televisivo.

O que realmente é tosco é presenciar em alguns jogos, o tempo que se perde falando sobre as comemorações. "A coreografia nao foi muito boa", ou então "ele nao chamou o jogador pra dançar com ele". Me parece estar assistindo à um circo ou um show de dança com os comentaristas (altamente entendidos) dando pitacos sobre os passos, quase julgadores, uma beleza.

Hoje, o Futebol Brasileiro é um Ballet contemporâneo.

Abraços
Rafael Gomes

No comments: