Saturday, May 22, 2010

Usina Nuclear em Sergipe

Por que devemos tê-la?

O assunto entre os principais portais online e folhetins do Estado de SE no momento é quanto a questão de se adotar uma usina nuclear em Sergipe. Embora muitos defensores do meio ambiente comecem a atirar paus e pedras sob minha pessoa, me mantenho favorável em situá-la no estado, mesmo que saibamos que não há bônus sem que haja ônus e, nesse caso, ele poderia ser catastrófica vide exemplos que ocorreram em alguns países do Leste Europeu em idos do final da década de 80 do século passado.

Mas vamos à algumas razões importantes. Em primeiro lugar. O País precisa prever a demanda de crescimento que ele pode comportar nos próximos anos.Dinamizar o consumo energético e variar as fontes de Energia não é só uma necessidade ambiental é principalmente econômica e social. Quanto à Energia Eólica e Solar, são exemplos de energia limpa 100%. Nao despejam nenhum tipo de resíduo no meio ambiente e alguns países desenvolvidos já adotam como é o caso da Holanda e da Alemanha

A Alemanha é um caso bem particular no investimento em fontes renováveis de Energia. Isso já ocorrer por lá com grande presença desde a década de 90 do século passado. Praticamente metade do país consome energias renováveis, até mesmo com estímulo ao consumo desse tipo de energia e rateio de custos, como explica este site. Alias essa seria uma iniciativa vindoura ao Brasil se fosse aplicada.

Mas tanto a Energia Eólica quanto a Solar também apresentam certas falhas. Uma das principais é que elas ainda precisam conviver com outras fontes de energia (termoelétrica, hidroelétrica ou Nuclear) pois armazenam energia (no caso da solar) e precisam recarregar suas baterias. Em um país com dimensões pequenas, sua aplicabilidade seria muito maior.

Quanto à energia Nuclear, vejamos no caso do Brasil. O Brasil possui a 6ª maior reserva de Urânio do Mundo. É um potencial energético enorme que deve ser aproveitado não só dentro da capacidade energética mais para outros fins científicos (não-militares). É perceptível o risco de se construir, fiscalizar e manter uma Usina Nuclear, primeiro porque a mesma leva muito tempo para ser construída (média de 10 anos), segundo pelos rigorosos sistemas de construção armazenamento do material radioativo e obediência das normas internacionais de segurança.

Estima-se que o investimento no Estado seria na ordem de U$ 4 Bilhões, contudo esse valor seria para a instalação, equipamentos, só que com a usina, devem ser encaminhados investimentos em infra-estrutura, local, da região, treinamento entre as cidades circunvizinhas, capacitação pessoal, a nível internacional, nacional e local, o que ultrapassa o valor citado para próximo de U$ 10 bilhões.

Comparativamente com a Energia Hidroelétrica, os defensores afirmam sobre o impacto da energia nuclear no meio ambiente local. Definitivamente eu tenho sérias ressalvas quanto à isso. A região de Belo Monte hoje no Pará corre sério risco de se ver inundada, populações indígenas desalojadas e um potencial imenso de pesquisa em plantas que poderão ser perdidos com as barragens. A degradação do meio ambiente com a construção de uma Usina Hidroelétrica é, ao meu modo, tão danoso ao ambiente quanto a Energia Nuclear. Senão vejamos o caso por ex, da Construção de Itaipu, hoje a nova geração talvez não saiba, mas a região abrigava as sete quedas.
As 7 quedas (Garganta do Diabo).

Lógico, a fiscalização precisa ser redobrada com a construção da Usina, mas a atenção deva ser maior quanto ao rateio e pagamento de royalties quanto ao excedente energético, A Usina não beneficiaria o Estado de Sergipe, seria vendida para os estados vizinhos. Daí também a necessidade dos futuros governos investirem, caso seja definida a Usina no Estado, em trazer Indústrias de ponta tecnológicas para a região (semicondutores seria um ótimo exemplo).

No mais, um profundo artifício de fiscalização de verba. É fato que, se o Estado conseguir, a quantia é absurda que o Estado irá receber, quase 1/4 do PIB Sergipano (que é algo próximo de R$ 13..5 bilhões) em um só investimento, o que é de encher os olhos de boa parte do centro político do Estado, será inevitável que parte deles não utilize a usina como espólio eleitoral para os próximos anos, o alerta fica para que este não beneficie somente esta parcela de pessoas.

E você? É favorável?

Saudações
Rafael Gomes

No comments: