Monday, May 31, 2010

Reestilizando a Cultura Pop.

Lady Gaga e a Androgenia

Estou pisando em solo desconhecido neste post. Vou me atrever a escrever sobre o fenômeno cultural da música Pop no momento. A famigerada Lady Gaga e sua imensidão de fãs que se aglutinam num coro para defendê-la e analisá-la como uma descoberta cultural com estilo e com profundidade se comparado aos padrões musicais reinventados constantemente pela industria fonográfica para verem seus lucros triplicados, numa realidade totalmente digital.

Pois bem, Lady Gaga é o novo fenômeno da Música pop, com algumas letras que beiram a falar sobre crises existênciais, comportamentais, relacionamentos e se utilizando de um guarda roupa um tanto pitoresco, conseguiu atrair a atenção do público e dos fãs com seu jeito espalhafatoso e (transgressor??) onde atualmente o mercado fonográfico busca insistentemente o genêro metal melódico hardcore como é conhecido o estilo EMOCORE (as bandas EMO).

É um fenômeno midiático, não há como negar isso, Tanto que as tradicionais cantoras pop, como a Madonna, Britney Spears, E Cristina Aguilera e todas as outras que vieram no mundo pós início da internet, agora buscam copiá-la (até mesmo a Madona) muito embora, esta ultima seja para Gaga uma fonte de inspiração. O fato é que para olhos livres de pré-conceitos concebidos, Lady Gaga beira à bizarrice, no entanto não tornarei a usar esse termo, pois concordo que, Gaga nada mais seja do que uma reinvenção de um produto cultural que andava fora de moda: A Androgenia.

O que dizer de elementos da contracultura do século XX que foram fenômenos e ainda hoje são respeitados pelas atitudes transgressoras que assumiram ainda em anos onde era quase impossível se falar sobre tais assuntos? Lembrar de David Bowie e Ziggy Stardust é um exemplo bem particular. David Bowie criou um personagem espacial durante a década de 70 completamente psicodélico com letras de músicas que beiravam a reflexão de temas cotidianos no periodo.

Na decada de 80, houve a explosão do gênero, e um grande ícone dessa geração foi o cantor Boy George. Um sucesso estrondoso no início da decada com a banda Country Club e que expôs ao mundo novamente letras que falavam sobre alegrias, relacionamentos, entre outros, novamente com roupas, acessórios e maquiagens em excesso. Alias, Boy George até por muito tempo tanto quanto David Bowie confundiram a imprensa quando se perguntavam se era realmente homem ou mulher, um pouco semelhante quando a Lady Gaga surgiu no universo pop.

De modo que atualmente, o fenômeno da musica mundial, nada mais é que uma reinvenção da Androgenia reestilizada. Particularmente nao me agrada a cantora, mas ela está aí fazendo sucesso e agradando a gregos e troianos. Mas como tudo é moda, dentro de pouco tempo, também corre o risco de cair no ostracismo. C'est la vie.


Cordialmente
Rafael Gomes

1 comment:

Eloy Vieira said...

tenho q confessar q sem ouvir as musicas da dita cuja eu odiava só pelo nome. mas aí eu vi uns clipes e baixei dois cds.. ai n teve jeito, escuto até hoje.. enfim, isso n vem ao caso.. aliás, n sei s vc sabe, um dos clipes dela, se eu n me engano Telephone [que ainda n ouvi] com Beyoncé foi um dos mais acessados da historia e, de fato, acredito que, de uma maneira ou de outra, ela contribui para mudanças e renovação[?] ds conceitos.

me estendi demais. haha