Wednesday, June 16, 2010

O Universo das Redes Sociais

É tudo muito bom, mesmo?

Se você é como eu, possui conta no Twitter, está inserido em diversos sites como Facebook, Myspace, Orkut e por aí vai, na certa já ouviu, leu e até bateu papo sobre a importância ou o papel que as redes sociais digitais estão cada vez mais aprimorando o nosso comportamento enquanto cidadãos inserido neste contexto globalizado, fica aqui a percepção de que igual uma vez questionei sobre o processo de democratização da comunicação, me parece haver um fortalecimento hegemônico dos discursos sobre seus benefícios.

As Redes Sociais Digitais aprimoram e contribuem para o que o processo de democratização da comunicação e da informação sejam extendidas em seus mais diversos pontos. Não há como transgredir ou se por no papel de carrasco buscando encontrar aí algum problema que `olhos nus, nao existe. O que fica em questão é como então distinguir se o que atualmente é discutido realmente oferece a bagagem necessária para se opor ou defendê-la exaustivamente.

As redes sociais na Internet começaram a aparecer ainda no período em que todo mundo tinha um album virtual (quem não se lembra dos famigerados fotologs?) a partir dali foi um salto para as outras redes, youtubes, etc.. (ta bom, o próprio mIRC) era uma rede social divertidíssima diga-se de passagem. Enfim, não há como eu pus acima, como negar que há propriedade e benefícios nas redes sociais, mas me chateia como as vezes a permanência no tema não trata dos assuntos como eles realmente precisam ser colocados.

Os espaços digitais são um território livre? e como são porque então nos comedimos quando expressamos uma opinião contrária ao que realmente está tomando conta? Hoje se discute Redes Sociais com aqueles olhares escolados e procura-se entender a questão da interação e conectividade sem se buscar perceber como isso nos afeta no mundo real. E que, aliás já se vem acontecendo. As redes sociais estão aos poucos virando palcos de ameaças veladas que tem implicações sérias no mundo real.

Esse nao é só o alerta. Existem outros pontos que também não podem deixar de ser mencionados. O fato de ainda podermos ter acesso com liberdade à informação na Internet e com isso a profusão de informação é incalculável em redes sociais como o Twitter, como filtrar o conteúdo que seja necessário e livre de qualquer julgamento? Aos poucos saimos da objetividade e estamos adentrando no espaço da subjetividade não pode-se dizer que isso seja ruim, mas também vale algumas ponderações à esse respeito, inclusive dos operadores de comunicação.

Atenciosamente
Rafael Gomes

1 comment:

Eloy Vieira said...

inclusive os internautas preferem o conteudo opinativo ao informativo, isso pq eles preferem ouvir/ler de alguem, mesmo que seja uma visão contra.