Tuesday, June 15, 2010

"Pelo Preço"

Às voltas em João Pessoa e campina Grande.

Após uns dias de ausência, tanto do Blog quanto de Aracaju, retorno as postagens com o que eu chamaria de "slogan' do grupo: "Pelo Preço" foi um dos jargões mais explorados por mim e por uma galera enquanto estávamos na cidade de João Pessoa e Campina Grande, Paraíba na última semana durante as apresentações do INTERCOM REGIONAL e, como a gente não dorme de touca, optamos por passar 02 noites na cidade de João Pessoa.

Ao contrário do que me aconteceu quando visitei Natal pela primeira vez (quando não esperava nada da cidade e me surpreendi com a capital do Rio Grande do Norte), em João Pessoa tinha uma leve idéia do que poderia encontrar. Uma cidade que lembra nas ruas um pouco a cidade de Aracaju. A cidade hoje conta com quase 750 mil habitantes e a zona metropolitana já ultrapassa os 1.100 milhão de pessoas, mas apesar dessa multidão, a cidade ainda preserva um quê de pacata e com muito verde.

Verde, aliás, impera na cidade, muito arborizada e com algumas praças e parques muito bonitos, o mar de águas muito calmas e areia fina corroboram num cenário bem tranqüilo para a cidade e esse clima é bem propício para se passar alguns dias de descanso (recomendo a quem tiver interesse). A gota d’água para transformar a cidade num destino excelente foi quanto ao custo. João Pessoa tem um custo significativamente mais baixo entre algumas cidades, sobretudo Aracaju que, deu pra perceber é uma das capitais mais caras do nordeste (o que não é mérito a meu ver).

Era possível comer bem e consumir ótimos produtos numa das áreas mais nobres da cidade pagando em alguns casos até 40% menos do que se paga aqui, combustível, por exemplo, enquanto se paga em Aracaju o preço mínimo, que gira em torno de 2,47 (um posto na avenida Augusto Franco), em João Pessoa, vários postos cobravam a bagatela de R$ 2,19 pelo preço do combustível.

O preço dos imóveis numa rápida pesquisa também não chegou a ser diferente do que é praticado por aqui, embora com um pouco mais de opções por lá. Mas nada tão absurdo. As impressões em geral que tive sobre a capital da Paraíba são muito boas, guardam muitas semelhanças com a cidade de Aracaju, mas também alguns problemas ou diferenças não podem ser deixados de lado. Infraestruturalmente, Aracaju se mostra superior e alguns serviços são oferecidos de melhor forma. Alguns contratempos indesejáveis como a compra de passagens para Campina Grande (que rendeu algum bate-boca com o atendente da rodoviária).

Apesar de passar somente 02 dias na cidade, deu para apreciar alguns locais. Foi possível perceber que a cidade vem crescendo e muito e se infraestruturando bem rapidamente. A chegada de várias multinacionais vem adquirindo um ar cada vez mais cosmopolita a cidade sem tirar o clima de cidade pacata.

Campina Grande e o INTERCOM Regional

Já para a cidade do "maior São João do mundo". Algumas considerações devem ser feitas. 1 - A cidade é de médio porte, com alguns arranha-céus e com um status de cidade universitária, é possível encontrar muitos jovens pela cidade. Mas apesar disso, Campina Grande guarda também algumas belezas, como o açude novo e o velho e alguns parques bem interessantes.

Fomos lá por conta do INTERCOM como já havia dito acima e, por culpa dele (sem eufemismos) ficamos na cidade. O saldo do evento também foi positivo, embora com falhas severas da organização do evento que espalhou os eventos em diversos locais dificultando a logística dos eventos para os estudantes e profissionais. Pessoas que ficaram nos alojamentos nem conseguiram expor direito seus trabalhos por conta da dificuldade e da distância que ficava dos locais de apresentação e dos alojamentos.

A oferta de oficinas e painéis também foi relativamente abaixo do esperado. Pessoas que precisavam expor seus trabalhos e conseqüentemente se matricularam nas oficinas foram impossibilitadas de fazer, pois elas ocorreram em 02 dias e era preciso comparecê-los para adquirir o certificado, o que não tinha condição de acontecer. (não só a mim quanto ao meu grupo que foi apresentar trabalho, isso foi um dos aspectos negativos).

Mas nem só de congresso vivemos. Conhecendo o famigerado forró da cidade, fomos ao parque do povo e podemos constatar que realmente é o maior São João que já vimos (Embora fique aqui um adendo, estruturalmente, o forró-caju se sai melhor) além de ser bem mais organizado que o de Campina Grande. Contudo, valeu à pena conhecer, fizemos amigos, contatos, conhecemos a "Dona Encrenca" (essa é pra quem estava lá) e muitas outras coisas.

O post até está bem maior, compensando o atraso. Muitas histórias para se contar em algumas linhas. O saldo da viagem, muito bom. Agora fica a expectativa para que o INTERCOM Nacional seja tão organizado quanto foi o de Curitiba, no ano passado.

Mais informações sobre o que seja o INTERCOM, neste site.

Abraços à todos
Atenciosamente
Rafael Gomes

No comments: